Muito bom te ver aqui

26 de agosto de 2012

Uma mulher fora de sua época !



Porque o Brasil não venera seus heróis? Porque os brasileiros esquecem com facilidade das pessoas que lutaram pelo progresso? Por que não damos valor aquilo que e brasileiro? Porque dependemos que outros nos ditem a quem devemos consagrar como verdadeiros heróis? Por nossas  escolas e até os nossos professores cismam em nos empurrar o básico da nossa historia? 

É isso que sinto quando leio algo sobre Chiquinha Gonzaga, devo admitir que tenho vergonha de só ter tomado consciência desta extraordinária mulher pela minissérie da Globo que  foi exibida de 12/01 a 19/03 de 1999, por tanto à 13 anos , e hoje é reprisada no canal Viva, sempre que posso pesquiso pela internet.

Chiquinha Gonzaga foi uma mulher fora do seu tempo que lutou muito não só pelos direito da mulher, mas pelo direto da mulher ser livre e subretudo feliz, pelo direito da mulher expressar suas opiniões , alem  do espírito revolucionário e republicano, Chiquinha tinha uma postura que desafia a sociedade da época e isso a torna ainda mais especial.
Chiquinha depois de 2 casamentos desfeitos, namorou quem quis, foi feliz a sua maneira.

Ela encantava a todos, o que mais atraíam os homens era o fato dela ser livre, seu grande amor foi  João Batista, mas não deu certo, depois de muito amores, já com 52 anos, une-se a João Batista, de apenas 16 anos, foi uma união tão forte que duraria até seu falecimento.

Mas foi na música que ela lutou com mais paixão, levantou a bandeira do direito autoral sendo assim a única mulher entre os 21 fundadores em 1917 da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais).

Ao todo, compôs músicas para 77 peças teatrais, tendo sido autora de cerca de duas mil composições em gêneros variados: Valsaspolcastangoslundusmaxixesfadosquadrilhasmazurcaschoros e serenatas.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga foi uma compositora, pianista e regente maestrina brasileira.

Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca ("Ô Abre Alas", 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.  Em maio de 2012 foi sancionada a Lei 12.624 que instituiu o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, 17 de Outubro a ser comemorado no dia de seu aniversário.[

Isso tudo e um resumo da vida e obras de Chiquinha Gonzaga , uma mulher fantástica.

Pesquisas :  Wikipédia e outros sites

Se você quiser ver cenas da minissérie e só entrar no Youtube e digitar Chiquinha Gonzaga  


Ajude : ALERTA DAS ABELHAS - AJA AGORA! http://corderosachoque22.blogspot.com/2011/01/silenciosamente-ao-redor-do-mundo.html

Um comentário:

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

Todas as vezes que precisei de justiça aqui no Brasil, não encontrei, e quando encontrei tive que pagar muito caro.... Lindo seu blog. Amei o texto