Muito bom te ver aqui

20 de julho de 2009

SÓ FALTAVA ESSA! BRASIL VIRA LATA DE LIXO DO REINO UNIDO



Reino Unido vai apurar envio de lixo ao Brasil, diz site

LETICIA BRAGAGLIA - Agencia Estado


SÃO PAULO - Depois de ser acusado de exportação ilegal de lixo, o governo do Reino Unido considera endurecer as leis que regulamentam o destino de todo material descartado no país, informou o site TimesOnline. O assunto ganhou destaque após a descoberta em Gana e no Brasil de uma grande quantidade de contêineres saídos dos portos ingleses de Tilbury e Felixtone. A secretária nacional do meio ambiente Hilary Benn, citada na reportagem, disse que as empresas Worldwide Biorecyclabes e UK Multiplas Recycling, que despacharam a carga, serão investigadas.



Segundo o noticiário, os contêineres encontrados no Brasil guardavam materiais como baterias, seringas, preservativos, restos de comida e fraldas usadas. Parte deles estaria abandonada desde novembro no terminal Localfrio, no Guarujá, e teria sido transportado pela multinacional de navios MSC. O material teria entrado legalmente no Brasil, declarado pela importadora brasileira Bes, de Bento Gonçalves (RS), como "polímeros de etileno" (plástico reciclável). Segundo uma fonte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal investiga a destinação de outras 500 toneladas importadas pela mesma empresa, a Bes.



A Bes e a MSC teriam sido multadas em R$ 155 mil cada uma. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Guarujá pretende notificar também o terminal e entrar com pedido juntamente ao Ministério Público para acelerar o envio da carga de volta para a Inglaterra. O Ibama recolheu amostras do material para análise, mas já adiantou que são resíduos "altamente perigosos", segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Estado, Antonio Ganme. "O óleo hidrocarboneto é tóxico e, nesse local, próximo do Porto de Santos, pode chegar à água e afetar a biodiversidade local", disse. "A degradação disso demoraria gerações. E causaria impacto na biodiversidade
A exportação de lixo doméstico para o Brasil viola a Resolução 23 do Conselho Nacional do MConama e a Convenção Internacional da Basileia, da qual o País é signatário. Em Santos, outros 16 contêineres com 293 toneladas de lixo haviam sido descobertos no dia 6. Com mais essa descoberta, já chegam a 89 os contêineres de lixo inglês despachados para o Brasil. No Rio Grande do Sul, o prazo inicial estabelecido para a retirada do lixo terminou. As empresas entraram em contato com o Ibama e se prontificaram a fazer o transporte de volta, o que ainda não ocorreu pela necessidade de estabelecer os inúmeros procedimentos, até internacionais.
As empresas importadoras Estefenon e Alfatech receberam multa ambiental de R$ 408,8 mil cada uma, assim como a Fox Cargo, que atua como consolidador intermediário da empresa Safco, ambas autuadas. Os transportadores MSC Mediterranean Shipping do Brasil Ltda e MaersK Brasil Brasmar Ltda também receberam multa de igual valor.
FONTE ESTADÃO

Nenhum comentário: